Quatro aves silvestres da espécie Trinca Ferro foram resgatadas por equipes da Polícia Rodoviária Federal nas imediações do Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, na noite da última sexta-feira (22).
De acordo com a corporação, agentes federais abordaram um ônibus e o condutor do veículo foi questionado sobre a posse de autorização para criação e transporte das aves. Ele admitiu não possuir nenhum tipo de documentação emitida pelo órgão ambiental, o IBAMA. As aves estavam acondicionadas em minúsculos compartimentos, dentro de uma mala, submetidas a uma longa jornada de viagem desde São Paulo até Alagoas.
As evidências iniciais apontam para a ocorrência dos seguintes delitos: matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre, bem como praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.
As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para que sejam tomadas as devidas providências, incluindo a avaliação do estado de saúde e a posterior soltura desses animais na natureza, em conformidade com as leis de proteção ambiental.