A briga política envolvendo a CBF pode afetar os clubes brasileiros que disputam competições internacionais. Isso porque, a FIFA pode suspender a entidade máxima do futebol nacional.
Nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol, acontece um conflito entre Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira para tirar Ednaldo Rodrigues da presidência.
Esse fato chegou até a FIFA, que enviou um comunicado sobre o estatuto, ressaltando que não permite interferência de terceiros.
Se a suspensão da FIFA for aplicada, nenhum clube brasileiro poderá disputar competições internacionais em 2024. Dessa forma, Fluminense não atuaria no Mundial de Clubes e Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Red Bull Bragantino, Fluminense e São Paulo não participariam da Libertadores, por exemplo. Além da Sul-Americana e Recopa Sul-Americana acontecer sem a presença de brasileiros. Nesse caso, a Seleção Brasileira ficaria impossibilitada de atuar também.
A ação imediata da FIFA se deve porque Marco Polo Del Nero foi banido do futebol por envolvimento em corrupção. Ednaldo Rodrigues possui uma boa relação com a entidade máxima do futebol.