Início Bahia Dengue mata farmacêutica grávida em Barra do Choça

Dengue mata farmacêutica grávida em Barra do Choça

Por Reginaldo Spínola

Gabriela Gomes Santos, 29 anos, grávida de quatro meses, morreu na última terça-feira (20/02), de dengue grave, em Barra do Choça, localizada a 27 km de Vitória da Conquista. A informação é da Secretaria de Saúde do município, sendo a primeira morte pela doença na localidade.

A vítima era farmacêutica, formada pela Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e, atualmente, era estudante de mestrado em Biociências pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Deixou o esposo, Menandro Santos Silva, 32, com quem estava casada há dois anos, dois irmãos e a mãe. Seu pai morreu de covid-19, durante a pandemia.

Segundo uma amiga da vítima, que preferiu não se identificar, os primeiros sintomas da doença apresentados por Gabriela, na segunda-feira (19/02), foram sangramentos fortes pelos ouvidos. Ela foi então para o Hospital Municipal José Maria de Magalhães Netto, em Barra do Choça, onde foi atendida e morreu após consecutivas paradas cardíacas um dia depois. “As complicações se agravaram rapidamente entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira.”  A mãe já havia sido diagnosticada com dengue e a sobrinha, que também ficou doente, ainda está com a doença sob investigação médica.

A gestante era portadora da anemia falciforme, uma condição de anormalidade de hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue. Apesar dessa complicação, sua gravidez evoluía de forma tranquila, relembrou a amiga. “Ela estava fazendo pré-natal e estava tudo bem.”

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o paciente contaminado pela segunda vez com a doença tem tendência de a infecção se manifestar com maior gravidade. Como a doença pode se manifestar de forma assintomática ou com sintomas leves, que podem ser confundidos com um resfriado, uma pessoa pode se infectar sem saber. Não há ainda a informação se a vítima tinha tido a doença anteriormente.

A morte de Gabriela comoveu o município de Barra do Choça. A Prefeitura lançou nota de pesar pelo falecimento da farmacêutica e o velório ocorreu nesta manhã de quarta-feira (21/02), na quadra poliesportiva do Centro Educacional de Barra do Choça, localizado na Praça do Estudante, no centro da cidade. O sepultamento, realizado no mesmo dia, ocorreu no cemitério público do município.

Portal Avoador

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade