A política em Itambé está passando por momentos agitados devido a uma tentativa de tornar o prefeito José Cândido Rocha Araújo, conhecido como Candinho (PSD), inelegível para as próximas eleições. A representação foi movida pela comissão provisória do partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que tem o ex-prefeito Moacir Santos Andrade como presidente em Itambé.
A representação acusa Candinho de antecipar a campanha política eleitoral por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. O vídeo mostrava a chegada na cidade de uma carreta carregada com a tubulação para a obra de esgotamento sanitário do entorno do campo do Maria Baiana. No entanto, na última terça-feira (09), a juíza do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Dra. Julianne Nogueira Santana Rios, e o promotor do Ministério Público rejeitaram as acusações e julgaram a representação como improcedente.
Essa ação representa a primeira derrota do grupo de oposição, que tentou eliminar Candinho do processo eleitoral deste ano. A atuação de Candinho, que investe alto na infraestrutura da cidade, tem aprovação de grande parte da população, e seu nome desponta como favorito nas próximas eleições municipais para seguir como prefeito de Itambé por mais quatro anos.
