Mais de 11 milhões de baianos estão aptos a votar nas eleições municipais de 2024, no dia 6 de outubro. Serão eleitos 4.599 vereadores para o legislativo nos 417 municípios. Em Salvador, maior colégio eleitoral da Bahia, há 43 vagas na Câmara de Vereadores.
Itabuna elege 21 vereadores. No último pleito, em 2020, o vereador mais votado foi escolhido por 1.574 eleitores. O menos votado a assegurar uma vaga no Legislativo mereceu a confiança de 569 pessoas. Em Ilhéus, o mais votado foi escolhido por 1.512 eleitores, enquanto o menos ficou com 442 votos. O município também elege 21 vereadores.
O número de vereadores varia de acordo com a quantidade de habitantes, indo de no mínimo nove vereadores em municípios com até 15 mil habitantes a um máximo de 55 vereadores em municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Entretanto, qualquer ajuste no número de cadeiras na Câmara Municipal requer a alteração da Lei Orgânica do respectivo município.
Os vereadores representam a sociedade nas Câmaras Municipais, juntamente com os gestores do executivo. Suas atribuições incluem propor, analisar, discutir e votar leis municipais, que dependem da sanção do prefeito para entrar em vigor, além de fiscalizar o poder executivo, debater políticas públicas, analisar as contas públicas e apurar infrações político administrativas.
O mandato dos vereadores é de 4 anos, sem limite de reeleições, ao contrário dos prefeitos, que só podem ser reeleitos uma vez. A eleição dos vereadores segue o sistema proporcional, no qual o critério de eleição não é apenas a maior quantidade de votos, mas também o quociente eleitoral e partidário, conforme a Legislação Eleitoral.