Início Assuntos Policiais Vitória da Conquista registra redução nos índices de homicídios

Vitória da Conquista registra redução nos índices de homicídios

Por Reginaldo Spínola

Vitória da Conquista, município com cerca de 380 mil habitantes, celebra uma marca positiva: há 20 dias a cidade não registra homicídios consumados. Esse resultado reforça uma tendência de queda nos índices de violência letal, consolidando o município como um lugar cada vez mais seguro para seus moradores.

Entre 2021 e 2024, os dados mostram uma redução expressiva nos casos de homicídio. Foram registrados 97 homicídios em 2021, 49 em 2022, 65 em 2023 e 71 em 2024. Apesar de um aumento pontual no último ano, relacionado a conflitos em determinados bairros, as autoridades locais têm trabalhado de forma integrada e constante para manter a violência sob controle.

A Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, o Poder Judiciário e o Ministério Público, desempenha um papel essencial na redução da criminalidade. A Delegacia de Homicídios (DHPP) liderou ações estratégicas, como a Operação Circundare, que resultou no cumprimento de 40 mandados de prisão, na apreensão de adolescentes infratores e na realização de buscas e apreensões.

Além disso, as investigações tem identificado mandantes e executores de crimes, garantindo maior eficiência na resolução dos casos e o mapeamento da criminalidade . Outra medida fundamental foi a celeridade nos julgamentos conduzidos pelo Judiciário, o que contribui para combater a sensação de impunidade.

Apesar da tendência de queda nos homicídios, 2024 registrou uma alta pontual em bairros como Bruno Bacelar, Miro Cairo, Lagoa das Flores, Urbis VI, Vila América, Conveima I e II, Kadija e Patagônia. Esse aumento foi impulsionado por disputas territoriais entre facções criminosas envolvidas no tráfico de drogas, como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).Entre os traficantes envolvidos nas disputas, destacam-se indivíduos identificados como C.P.R. (“Argentino”), J.S.C. (“NEM”), “Mineiro/Guerreiro”, P.H. e “Zoi de Gato”. Essas disputas acirraram os conflitos, contribuindo para o aumento da violência em algumas localidades.

Os esforços conjuntos das forças de segurança e do sistema de justiça , a inteligência policial , as autoridades buscam consolidar a tendência de queda nos homicídios e garantir mais segurança para a população em 2025.

Fonte : Delegacia de Homicídio /Vitoria da Conquista -DHPP

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade