Em cerimônia oficial realizada na tarde desta segunda-feira (7), no Complexo de Departamentos da Polícia Civil, em Itapuã, o delegado André Augusto de Mendonça Viana assumiu o comando da Polícia Civil da Bahia. A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, da delegada Heloísa Campos de Brito, além de outras autoridades civis e militares.
Com sólida formação e ampla experiência nas áreas operacionais e estratégicas, o novo Delegado Geral da Polícia Civil sucede a delegada Heloísa Brito, que esteve à frente da instituição nos últimos quatro anos. André Viana integra a Polícia Civil da Bahia desde 2001, e sua gestão terá como foco o fortalecimento do trabalho integrado com a Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério Público Estadual e outras instituições do sistema de segurança pública.
Com trajetória marcada por especializações relevantes, Viana é formado em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Salvador (Unifacs). Ao assumir oficialmente o cargo, o Delegado Geral André Viana reafirmou seu compromisso com a instituição e com a sociedade baiana.
“Tenho minha vida dedicada à Polícia Civil e acredito no poder do trabalho em equipe. É uma grande satisfação assumir essa missão. Desejo que nossa corporação se fortaleça ainda mais, garantindo respostas à criminalidade e promovendo uma polícia judiciária eficiente e comprometida com o povo baiano”, declarou.
O cargo de Delegado Geral adjunta agora é ocupado por Márcia Pereira dos Santos, que antes da posse era diretora do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO) desde a reestruturação da Polícia Civil em 2023.
Formação internacional e reconhecimentos
Com qualificações internacionais, Viana é o primeiro policial civil brasileiro a concluir o curso de Operações Táticas Especiais e permanece como o único da Bahia com esse certificado. Também possui formações pela Drug Enforcement Administration (DEA), pela SWAT e pelo Cuerpo Nacional de Policía da Espanha. É o único atirador de precisão da Polícia Civil baiana certificado pelo Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal, além de ter concluído o curso de Gerenciamento de Crises e Negociação, também pela PF.
Em reconhecimento à sua atuação, foi condecorado com a Medalha do Magistério Policial pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nos anos de 2018 e 2022, e recebeu a Medalha de Alferes Joaquim José da Silva Xavier, em 2014.
