Um estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se recusou a receber um documento das mãos de uma professora por ela ser negra.
Nas imagens, divulgadas pelo perfil do Twitter Lista Preta, Danilo Araujo de Góis aparece na mesa da professora, em meio a uma sala repleta de alunos negros.
Quando ela tenta entregar o documento, o aluno se recusa a pegar a folha e chega a dizer: “Papel na mesa”. Surpresa, a professora fala: “Não estou entendendo”.
O vídeo também mostra o estudante sendo expulso da sala pela coordenadora do curso de História da universidade. Outros estudantes, presentes no momento, se colocaram à disposição como testemunhas.
Outros estudantes, da mesma turma, confirmam um histórico de atos racistas por parte de Danilo que foi convidado a se retirar.
De acordo com estudantes que dividem sala com Danilo, desde que entrou na universidade, em 2018, o estudante de Ciências Sociais se recusa a pegar coisas das mãos de pessoas negras ou até mesmo se sentar próximo de pessoas dessa etnia. Chegando a dizer que “não se mistura com negros pois foi bem criado”.
Outros estudantes, da mesma turma, confirmam um histórico de atos racistas por parte de Danilo que foi convidado a se retirar. pic.twitter.com/vZmXoltr90
— Lista Preta (@listapreta) December 10, 2019