A cidade de Ribeirão do Largo, no sudoeste da Bahia, decretou situação de emergência, na quarta-feira (25), por causa dos transtornos causados pelas chuvas na região.
Com isso, segundo o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações e medidas urgentes e necessárias para o atendimento das famílias afetadas pelas chuvas, até o retorno da normalidade.
Além disso, o decreto permite que as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil, entrem nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; utilizem propriedades particulares, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Desde a semana passada, quando começaram as chuvas, 11 pontes foram danificadas no município. Por conta do problema, moradores da zona rural da cidade estão isolados e a própria população tenta abrir caminhos e permitir a utilização de vias de acesso à cidade.
G1