Buscando atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos e, paralelamente, fomentar a economia local gerando emprego e renda, na última segunda-feira (3) foi realizada em Itambé uma reunião de alinhamento para possível Implantação da Tecnologia para Tratamento de Resíduos Sólidos no Município.
O encontro contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito Candinho Araújo; o representante do Grupo Delta Bravo/CDN Paulo Donnini; o diretor da AGROFINS Adnailton Neves; a diretora do IBCN e engenheira Suely Melo; o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental do Estado Claudemir Nonato; a vereadora Alecciene Gusmão; a chefe de Gabinete Adriana Alves; o secretário de Administração Elber Barreto; a assessora jurídica Dra. Juliana Barros; o gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária Cláudio Lima; o engenheiro ambiental, Leôncio Souza; a professora e vice-presidente municipal do PSB, Norleide Andrade; e a administradora geral Liliane Chaves.
Na oportunidade, foi discutido o funcionamento do projeto que, atualmente, se encontra em fase inicial de estudos. Após o encontro, os técnicos foram até o lixão municipal, vistoriar a área e coletar dados que nortearão os estudos. Conforme os participantes, o investimento oferece uma tecnologia inovadora que traz a possiblidade de sanar o problema do tratamento dos resíduos de forma efetiva e com grande viabilidade econômica para o Município, através do aproveitamento energético.
De acordo com a apresentação do projeto, a usina transforma o lixo em biocombustível (óleo diesel) que, por sua vez, poderá ser fornecido para a própria Prefeitura, sem custos com ICMS. A cada três toneladas de resíduos, são gerados 1.200 litros de biocombustível.
Conforme o prefeito Candinho, o projeto será estudado e avaliado criteriosamente, uma vez que o Município tem o interesse de resolver a demanda ligada ao tratamento de resíduos sólidos, como também utilizar a proposta para gerar fonte de renda à população e otimizar a aplicação dos recursos públicos. Para ele, este será um dos grandes desafios da atual gestão. // Ascom PMI