A Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou no primeiro dia do mês de dezembro, a distribuição dos Kits Alimentação Escolar para os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. A entrega segue até o dia 16 de dezembro, beneficiando estudantes da sede, distritos e zona rural.
No total, são 5.062 kits, cujos itens, nesta etapa, são compostos em sua maioria por produtos oriundos da Agricultura Familiar, entre eles, banana, farinha, feijão, abóbora, café, mandioca e hortaliças, além de produtos industrializados habitualmente distribuídos. O objetivo da ação é garantir a segurança alimentar dos estudantes, enquanto as aulas são realizadas de maneira remota.
De acordo com a secretária de Educação, Mailza Soares, que tem acompanhado de perto a logística da equipe responsável, cada estudante está recebendo um kit. Ou seja, a quantidade de cestas por família equivale ao número de alunos que a mesma possui matriculado na Rede. A retirada deve ser feita pelos pais ou pelo responsável, na unidade escolar correspondente.
A coordenadora de Alimentação Escolar, Ornélia Rocha, informou que, nesta etapa, foi garantido o percentual mínimo de 30%, determinado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para compra de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar. A coordenadora explicou que, além da preocupação com a variedade dos produtos, é necessário assegurar que os kits de Alimentação Escolar tenham um alto valor nutritivo, conforme as exigências da legislação.
Ainda conforme a coordenadora, como a maioria dos alimentos é proveniente da zona rural, as chuvas das últimas semanas foram uma das maiores dificuldades nessa operação, que afetou diretamente o transporte dos produtos nas regiões que tiveram estradas e pontes comprometidas. // PrefeituraDeItambe