O Youtube anunciou nesta terça-feira (22/3) que vai apagar de sua plataforma os vídeos que contenham informações falsas a respeito das urnas eleitorais. Segundo comunicado da empresa, a iniciativa é para “conectar as pessoas com fontes confiáveis de notícias e informações”.
A postura, adotada em pleno ano eleitoral, busca reduzir a disseminação de informações enganosas sobre candidatos e o próprio processo eleitoral. “Ao longo dos últimos anos, elaboramos um sólido conjunto de políticas e sistemas para dar visibilidade a conteúdo confiável, removendo e reduzindo a disseminação de informações enganosas”, informa Alana Rizzo, Gerente de Políticas Públicas do Youtube BR, que assina o informe.
No conjunto de atualizações, foram enquadradas nas diretrizes do que não deve ser permitido na plataforma os conteúdos que enganam os eleitores sobre hora, dia e locais de votação, impedindo que o mesmo vá às urnas; informações falsas sobre candidatos ou políticos em exercício; vídeos que incitam as pessoas a interferirem nos processos democráticos e/ou materiais que contenham falsas informações sobre a integridade e confiabilidade do processo.
Além disso, outra estratégia vai ser empregada para reforçar a veiculação de informações verdadeiras e de fontes confiáveis. “Para assuntos relacionados às eleições brasileiras de 2022, garantimos que fontes confiáveis apareçam em destaque nos resultados da pesquisa e nos painéis ‘assista a seguir”’, declara a empresa.
“Também exibimos painéis de informações com mais contexto nas buscas e também junto com o conteúdo. Com links para fontes que não são ligadas a partidos, os painéis de informações já foram usados em temas desde a chegada do homem à Lua até a COVID-19 e nas próximas semanas, vão passar a incluir a urna eletrônica brasileira”, acrescenta.