A Câmara dos Deputados aprovou, durante sessão nesta quarta-feira (11), requerimento de urgência para votação do projeto de lei 2832/21 que institui o “Dia Nacional do Cristão”, a ser comemorado, anualmente, no primeiro domingo de junho. O texto foi proposto por Soraya Manato (PTB) e também tem assinatura de outros três parlamentares.
Conforme a Casa, “a proposta poderá ser votada nas próximas sessões do plenário”. Na justificativa, a petebista alega que datas comemorativas no Brasil, conforme a lei 12.345 de 2010, devem ser instituídas com base em critérios de “alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade”.
Soraya cita o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pontua que “87% da população brasileira professa a fé cristã, reunidos em igrejas de diversas denominações”. Por isso, defende, “a instituição do Dia Nacional do Cristão atende, portanto, ao critério de alta significação para o maior segmento religioso existente”.
A data não seria feriado – por ser comemorada no domingo –, mas se soma às dezenas de dias comemorativos, dos quais, ao menos seis, são feriados nacionais, de matriz cristã.