Na noite da última quinta-feira (15), Jean o pescador que perdeu tudo na enchente que teve na cidade de Itabuna em dezembro de 2021, e salvou 121 famílias tirando da área de risco transportando com a sua jangada, recebeu o prêmio Razões 2022, por esse seu ato heroico. Durante a premiação, ele ganhou também uma casa nova com o dinheiro que os organizadores do evento arrecadaram em uma vaquinha em prol dele.
“Minha rua, em Itabuna, alagou. E vi que a coisa estava ficando feia, com pessoas desesperadas sem saber o que fazer. Como bons pescadores que somos, meu irmão e eu resolvemos pegar nossa jangada para ajudar as crianças e os mais velhos não conseguiam atravessar a rua e lá íamos nós, embarcando todos para que completassem o que virou uma travessia. Virei a noite naquela jangada, indo e vindo, sem parar. Depois que a coisa acalmou, no dia seguinte, finalmente retornei para casa e me dei conta de que ela havia desabado. Perdi tudo o que eu tinha. É claro que dói, e dói muito, ver décadas de trabalho ir embora, o que eu comprei com tanto esforço e dificuldade. Mas estou vivo e tenho valorizado isso como nunca. ” (relato de Jean de Oliveira)
Durante a premiação, ele ganhou uma quantia em dinheiro que foi arrecadado através de uma vaquinha. Agora ele poderá realizar o seu sonho, de comprar um terreno em um local seguro, construir e mobiliar da forma que ele desejar.
Confira mais detalhes no vídeo, onde aparece Francisco García (fgnico), é um influencer digital da cidade de Balsas no Maranhã, possui mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais, e no Instagram (onde ele fez esse vídeo) possui 1,6 milhões de seguidores. Ficou conhecido fazendo vídeos de humor trolando o seu pai. Francisco, contou nesse vídeo um pouco da história do herói Itabunense Jean (jean_da_jangada).
Por verdinho Itabuna