Início Bahia Sindicância indica abertura de processo administrativo na TV, Rádio e Ascom da Uesb

Sindicância indica abertura de processo administrativo na TV, Rádio e Ascom da Uesb

Por Reginaldo Spínola

A Comissão de Sindicância formada pela reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) concluiu que houve prática de assédio moral por parte da Direção do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (SURTE) e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Uesb.

A Sindicância foi instaurada após três jornalistas denunciarem a prática de perseguição, violação do sigilo das comunicações e assédio moral por parte da Direção da Tv e Rádio Uesb e ascom. O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) também apontou que nos últimos anos houve mais de 15 demissões e/ou remoções de setor sem justificativa ou prévia comunicação.

Os trabalhos da comissão começaram em 17 de março e foram concluídos na terça-feira (30). Durante o período, foram ouvidos mais de 20 pessoas, entre denunciantes, testemunhas e acusados. No relatório, a comissão concluiu que a Direção do setor adotava “práticas que violaram a dignidade dos denunciantes, provocando-lhes angústias e sofrimentos, que acabaram por adoecer alguns deles.”

A comissão também entendeu que, além do assédio vertical da Direção para os subordinados, houve a prática de assédio horizontal por parte de outra servidora que atuava na gestão e de outras duas colegas que não tinham cargo de gestão, o que, segundo o documento, viola o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia.

“As condutas são gravíssimas e demonstram que, independentemente das legislações, em tese infringidas, o que vinha acontecendo no Sistema UESB de Rádio e Televisão Educativas (SURTE), pode também ser considerado como práticas de assédio moral coletivo, uma vez que tais condutas não aconteceram de forma isolada, num determinado dia, mas, ao contrário, se repetiram ao longo do tempo e ocorriam de forma permanente e não eram direcionadas a uma pessoa específica, mas a um grupo de pessoas”.

Por fim, a Comissão remeteu o relatório do Reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, e indicou a abertura de Processo Administrativo e Disciplinar, com o objetivo de apurar os fatos apresentados pela Comissão.

A Comissão da Sindicância designada pela Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) para investigar denúncias na TV, Rádio e Assessoria de Comunicação da Instituição concluiu os trabalhos de apuração no dia 30 de maio passado. O relatório deixa claro que, à luz dos testemunhos, há prática de assédio moral, de maneira praticamente institucionalizada, nesses setores, indicando abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o gestor dos órgãos e três de seus subordinados diretos.

Por fim, a Comissão remeteu o relatório ao Reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães,  a deflagração de Processo Administrativo e Disciplinar (PAD) com o fim de apurar os fatos. E ainda recomendou ainda a capacitação e estabelecimento de diretrizes claras de conduta nos setores do SURTE e da Ascom na promoção de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso e avaliação da atuação da gestão dos referidos setores da instituição, visando identificar possíveis falhas e implementar melhorias que possibilitem a prevenção da ocorrência de práticas autoritárias e unidimensionais.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade