Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, na última terça-feira (06), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento aconteceu no Espaço Quatro Estações e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, conselheiros, membros de entidades e organizações ligadas à Assistência Social, trabalhadores da rede e usuários do Sistema Único de Assistência Social.
Entre as autoridades presentes estava a secretária de Assistência Social, Rose Araújo; a subsecretária, Marcela Oliveira; a secretária de Educação; Mailza Soares; o secretário de Administração, Edmilson Nery; o secretário de Saúde, Valdeci Porto; o secretário de Meio Ambiente, Washington Correia; a vareadoras, Jane Almeida e Andrea Dutra; o presidente do CMAS, Dorisvaldo dos Anjos; além da psicóloga e Conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social, Sra. Monaliza Cirino. que ministrou a palestra magna.
Na oportunidade, as autoridades ressaltaram que a conferência se caracteriza como um espaço privilegiado de debate e participação social. O objetivo foi discutir, elaborar e aprovar propostas que busquem o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor.
As discussões e encaminhamentos foram norteados por cinco eixos fundamentais de debate. O primeiro eixo tratou do financiamento e orçamento; o segundo abordou o controle social; o terceiro eixo discutiu a articulação entre segmentos; o quarto eixo tratou dos serviços, programas e projetos: e, o quinto eixo, falou sobre a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social.
Após a divisão dos eixos temáticos por grupos, as proposições discutidas e aprovadas na Plenária Final pelos participantes foram colocadas em um relatório. Para finalizar os trabalhos, foi realizada a eleição dos delegados que representarão Itambé na Conferência Estadual de Assistência Social, onde serão apresentadas as propostas elaboradas pelo Município.