No dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância. Nessa data é fundamental a reflexão acerca das condições de vida e saúde das nossas meninas e meninos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças as pessoas com até doze anos de idade incompletos. A lei garante ainda que essa população deve ter seus direitos assegurados e as oportunidades necessárias para seu pleno desenvolvimento. Pensando na proteção das nossas crianças é fundamental que esta estejam com o seu calendário vacinal em dia.
De acordo com o Ministério da Saúde o índice de vacinação recomendado é de 95%, mas em Salvador o percentual de cobertura vacinal é de 30,71%, entre as vacinas que fazem parte dessa análise estão: Varicela, BCG, Hepatite b, Penta e Poliomelite.
Atualmente estamos com baixos índices de vacinação das nossas crianças, nesse sentido é fundamental que Pais e/ou responsáveis por nossos pequenos irem até a unidade de saúde fazer a vacinação. A vacina no braço é fundamental para a saúde das crianças. Marcos Gêmeos, presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia defende o direito de ser Criança com saúde, oportunidades e condições fundamentais para o pleno desenvolvimento de meninas e meninos.
“É preciso garantir a vacina nas unidades de saúde, bem com ampliar as estratégias de vacinação como ações em escolas e comunidades, campanhas de conscientização dos pais, incentivo ao combate às fakes news e o negacionismo”.
Ele ainda aponta que é assustador que pais e autoridades vejam os dados da baixa cobertura e não se mobilizem para incentivar e participar dessas ações.
Hillary Fonseca/ASCOM CES-BA