
A Prefeitura de Itambé deu início oficial às obras, com frentes de trabalho já mobilizadas no local, para a construção da nova creche municipal, localizada na Rua Padre Justino Russolino, no Bairro Sidney Pereira de Almeida. O novo equipamento será erguido no terreno onde funcionava o antigo Colégio Navarro Brito. A edificação integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será executada com recursos do Governo Federal, com investimento total de R$ 5.621.424,91.
Durante uma visita técnica ao terreno, o prefeito Candinho Araújo esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Finanças, Marquinhos Mônica, do secretário de Educação, Edmilson Nery, e do secretário de Infraestrutura, Adailton Viana, do Diretor Municipal de Convênios, Alan Roma, além de representantes da empresa responsável pela execução da obra.
A nova unidade de ensino será uma creche Tipo 1, modelo padrão do FNDE, e está projetada para atender até 188 crianças em tempo integral. A previsão de conclusão é para o dia 15 de maio de 2026. O projeto reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso à educação infantil e o fortalecimento da rede pública de ensino.
De acordo com o prefeito Candinho Araújo, a obra representa um avanço significativo para o município. “Estamos hoje num momento especial para a nossa Itambé. Damos o pontapé inicial na construção da tão sonhada creche modelo. Quero agradecer à nossa secretária estadual de Educação, Rowenna, ao governador Jerônimo Rodrigues e, principalmente, ao Governo Federal, por meio do PAC, que viabilizou esta obra de quase seis milhões de reais, para que nossas crianças tenham um futuro cada vez melhor”, destacou o gestor.
O secretário de Educação, Edmilson Nery, também enfatizou o simbolismo da obra para a comunidade: “Hoje é um momento histórico para Itambé. Mais do que uma obra, estamos reafirmando o compromisso com o futuro das nossas crianças”, afirmou.
Já o secretário de Infraestrutura, Adailton Viana, destacou o andamento inicial dos serviços. “Já fizemos a limpeza do terreno e, ainda hoje, daremos continuidade com a retirada de algumas árvores, iniciando oficialmente a construção. É isso aí, Itambé de parabéns cada vez mais”, pontuou.
A unidade ampliará a oferta de vagas para crianças de 0 a 5 anos, com atendimento em tempo integral, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e desenvolvimento infantil.
