A decisão da SEI (Superitendência de Estudos Econômicos e Sociais do estado da Bahia) em transferir o distrito de São José do Colônia, até então pertencente a Itambé, para as mãos de Caatiba, tem provocado revolta nos moradores do lugarejo. Na manhã de hoje, 17, populares , com o apoio de autoridades, realizaram uma manifestação em praça pública e uma caminhada pelas ruas de São José do Colônia, reinvidicando a permanência do distrito junto a Itambé.
Neste sentido, cartazes e faixas foram confeccionadas e afixadas em ruas e por toda a praça. Palavras escritas no papel ou espalhadas aos gritos, como “Fora Caatiba”, demonstravam qual era a posição do povo dentro do contexto conflituoso armado pela SEI. E a emoção e a comoção, por conta de todo o elo histórico-cultural construídos ao longo dos anos entre São José e Itambé, deram o tom dos discursos empreendidos.
Participante há mais de 20 anos da vida política do distrito, o sub-prefeito, Domingos Freitas, contou que está lutando pelas causas que dizem respeito a São José do Colônia. “Estamos lutando pela nossa cultura”, disse Domingos, afirmando que, com o desmembramento de São José do território de Itambé, sente como se estivesse sem lenço nem documento, fazendo referência a canção “Alegria Alegria”, de Caetano Veloso, que embalou outras gerações em outros momentos de defesa dos interesses coletivos.
Outra música, que dessa vez evocou a amizade, ganhou destaque no ato. Ao som de “Canção da América”, de Milton Nascimento, o prefeito Moacir Andrade deu inicio ao seu pronunciamento. Emocionado, na sua fala, descreveu a trajetória histórica do lugar, que, segundo ele, começou a ganhar forma nos idos dos anos 40.
Moacir enfatizou ainda que aquela não era uma ação política e classificou a manifestação como sendo daqueles que amam Itambé. “Essa luta é de quem ama Itambé”, afirmou.
Secretários e colaboradores da prefeitura de Itambé, demais representantes do distrito passaram suas mensagens repudiando a nova divisão territorial, que acabou retirando São José do Colônia de Itambé. Eles também defenderam as raízes culturais firmadas, como o principal e mais forte argumento que os motivam a brigar para que São José continue a fazer parte do território de Itambé.
A canção “Alegria Alegria”, de Caetano Veloso, que em outros tempos tomou conta das ruas e do espírito crítico da juventude, foi lembrada por Domingos Freitas, sub-prefeito de São José do Colônia, durante o seu discurso na primeira parte da manifestação.
No segundo ato, na companhia do prefeito Moacir Andrade, ele, secretários itambeenses e uma multidão, participaram de uma caminhada pelas ruas do distrito.
Pelo percurso, as pessoas, em coro, gritavam palavras de ordem como, “Fora Caatiba”.
A manifestação, que começou às 10 da manhã e terminou após o meio-dia, foi acompanhada por donas de casa, pais de família, jovens, que, do início ao fim, sinalizaram o desejo de continuarem sendo itambeenses.
8 Comentários
lutem povo do são josé não deixem aquele bobalhão de caatiba adiministra a terra de voçesnão deixem acontecer vai ser muito ruim ,pois ele não cuida de caatiba ,de icaraí distrito ,e da zona rural
Boa Noite!!! As pessoas tem que manisfetar sua opiniao diante das açoes do governo, que desmembrou o distrito de forma arbitraria, nao levando em consideraçao as variaveis que interfere em um processo desse tipo!!!!!!!
O Estado em si, nao respeitou os direitos dos cidadaos da comunidade e as consequencias que este ato pode acarretar, pois e um numero significativo de pessoas que perderao seus laços culturais com Itambe e vale ressaltar tambem perdas financeiras, que nao serao facilmente compensadas!!!!!!! Fico consternado porque qualquer ato da administraçao direta e indireta que fere a dignidade da pessoa humana, e que deveria ser ao contrario, evitar e proteger a sociedade!!!!!!
Obrigado Boladão…
Como disse no comentário anterior, a sua sugestão não foi aceita porque não se encaixa dentro da linha editorial do blog.
Um forte abraço!!!
olá pessoal,vejo que não fui bem interpretado no meu comentario, não quis ser preconceituoso,pois abomino qualquer tipo de preconceito, apenas quis dizer que politicos sempre se aproveitão de qualquer situação em beneficio propio, peço desculpas às pessoas de São José do Colônia que são lutadores,guerreiros e tem todo o direito de escolher em que municipio devem ficar,no mais, desejo que o que for feito, seja o melhor para os moradores de São José do Colônia.Pedro, foi só uma sugestão,como o seu blog é bastante visitado, eu achei que seria uma forma de chamar a atenção da população que sofre com esse problema.Quanto a não apareçer, ou melhor,se esconder atrás de apelido, isso é só por enquanto,e também não gosto de progamas de gosto duvidoso, que eu chamo aqui de sensacionalista.Forte abraço e parabéns pelo trabalho!
Você deve ser mais um sofredor!!!
Boladão, sua sugestão não está aceita. Não sei se você sabe, mas todo e qualquer veículo informativo tem uma linha editorial. A do Itambé Agora está explícita no conteúdo que postamos.
Você, como um cidadão precocupado e atuante, pelo menos no discurso, pode e deve realizar um trabalho com esta perspectiva. Você, como um cidadão, não precisa se esconder por detrás de apelidos.
Obrigado por acessar o blog da cidade, que visivelmente atende, também, aos filhos ausentes desta terra e é claro, as pessoas que aqui residem.
Uma sugestão pra você, existem vários sites que se dedicam a publicar notícias do tipo pedida por você e tem ainda programas de televisão, diga-se de passagem, de gosto dúvidoso, que enfocam em suas matérias temas parecidos com o que você citou no seu comentário.
Abraços!!!
Sou morador do distrito e fui manifestar pra defender o que eu penso, não fui manipulado, não sou nenhum burro. Inteligente eu sou, que quero ficar com Itambé.
Comentário preconceituoso o seu, voc~e pisoo na BOLA, boladão.
Muito bom ver as pessoas sairem às ruas para lutar pelo direito de escolha,afinal,todos são Itambéenses,más os politicos não perdem o costume de manipular as pessoas em defeza de seus intereses,e mais uma vez é isso que está aconteçendo.Ah,Pedro que tal vc postar alguma coisa relacionado à quantidade de roubo à residências e lojas que tem acontecido em Itambé,e a falta de boa vontade da policia que sempre diz que não pode fazer nada?
Comentários estão fechados.