Os itambeenses celebram hoje (20) o Dia do Padroeiro São Sebastião. As comemorações iniciaram logo pela manhã com uma Alvorada Festiva em frente a Igreja Matriz de São Sebastião. Em seguida, ali mesmo, foi servido aos presentes um café da manhã.
A noite acontece um dos mais lindos espetáculos da fé e religiosidade cristã de toda a Região Sudoeste da Bahia. As comunidades eclesiásticas de base, em caminhada, realizam um desfile pelas principais ruas do município. Ao final, todas se encontram na Praça São Sebastião, onde o Pe. Juracy estenderá a benção aos fieis.
Por que São Sebastião é o Padroeiro de Itambé?
Segundo conta a história, Itambé tinha terras propícias para a agricultura e pecuária, o que atraiu diversos colonos para a região. Nesta época, do lado direito do rio, onde hoje é a Praça da Bandeira, havia a aldeia dos índios pataxós, que impuseram a condição de que os desbravadores permanecessem 4 m. do outro lado do Rio. A família do Sr. Geraldo de Oliveira descumpriu o acordo, o que consequentemente gerou intensos conflitos com os índios.
Durante este tempo, as famílias rezaram muito pela paz e tomaram São Sebastião como o intercessor. Os conflitos cessaram e São Sebastião, até os dias atuais, é o santo de devoção do povo de Itambé. Todo o dia 20 de janeiro as famílias celebram a Festa do Padroeiro São Sebastião.
2 Comentários
… salve a fé do nosso povo.
eu quero fotos da procissão. é pra ontem.ass liah
Comentários estão fechados.