Até alguns meses atrás o distrito de São José do Colônia pertencia ao município de Itambé, mantenedor no lugar dos serviços públicos ligados a saúde, educação, assistência social, segurança, dentre outros. Segundo Maurício Fonseca, chefe de gabinete da prefeitura municipal, a SEI – Superitendência de Estudos Econômicos e Sociais -, orgão ligado a Secretaria de Planejamento da Bahia após observar informações emitidas por aparelhos GPS, utilizados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas) para o recenseamento, determinou que São José do Colônia passaria para as mãos de Caatiba. Já no censo 2010, os moradores do distrito foram entrevistados como sendo caatibeenses.
A Prefeitura de Itambé já está recorrendo contra essa decisão através de uma ação judicial impetrada na comarca do Rio de Janeiro, onde está situada a sede do IBGE. Mas, segundo Maurício, o resultado demorará a sair. “O pedido levará um tempo para ser julgado”, disse, afirmando que até mesmo um plebiscito poderá ser convocado para que o caso seja solucionado.
A argumentação defendida pela prefeitura no processo para a retomada do distrito não se baseia apenas nos interesses econômicos. O apelo se concentra, também, em cima da formação da identidade cultural do povo de São José do Colônia, que criou raízes profundas com o povo de Itambé. Maurício Fonseca espera que isso seja considerado no momento do julgamento. “Não se pode desmerecer a identidade cultural desse povo e assim fazer com que eles façam parte de um outro município por conta de um tratado demográfico”, defendeu.
No último dia 08, em Vitória da Conquista, a própria SEI chegou a promover uma reunião com prefeitos, cujos municípios enfrentam conflitos de divisão territorial, a fim de encontrar saídas. O prefeito Moacir Andrade e demais prefeitos da região, como Omar Barbosa, de Caatiba, estiveram presentes. De acordo com Maurício, os prefeitos que ganharam território não manifestaram interesse em chegar a um acordo.Com isso, ele se pergunta quem irá restituir Itambé, responsável por durante anos em realizar investimentos em São José do Colônia. “Seria Caatiba?”, questiona.
O desmembramento de São José do Colônia trará muitos prejuízos para os cofres de Itambé. Contabiliza-se que um total de 200.000 reais mensais serão reduzidos do FPM – Fundo de Participação dos Municípios -, principal verba repassada pelo governo federal à cidades do porte de Itambé.
Ação e Reação
Devido a perda de São José do Colônia para Caatiba e por conta dos números do Censo 2010, divulgados pelo IBGE, no dia 04, no Diário Oficial da União, que mostra que Itambé sofreu um decréscimo populacional elevado – informação publicada pelo blog através de nota -, a Prefeitura começa nesta semana a conscientizar os cidadãos sobre a importância do recenseamento.
As ações planejadas vão desde reuniões, campanhas publicitárias em meios de comunicação, pedindo as pessoas que não tiveram suas casa visitadas pelo IBGE a procurarem o posto local da instituição, sediado na Rua D. Pedro II, próximo a Loja do Boticário, até paralisação dos serviços mantidos pelo município na sexta-feira, dia 12. Neste mesmo dia, na Praça Osório Ferraz, a partir das 10 da manhã, acontecerá um ato público. “Funcionará apenas os serviços essenciais”, informou o chefe de gabinete, que concluindo disse: “Promoveremos um alerta pela perda de São José do Colônia, pela história do município”.
14 Comentários
prefeitos e vereadores são gentes que so pensam em si próprio e o povo fica a mecê, pensam em verbas e não analisa as consequências que estão nos bastidores, saúde, educação,segurança e sem falar que o prefeito de caatiba esta enterrando o povo vivo, onde cancelou o concurso publico de 2002, ja dispensou varios pais de familia, sofre disturbios mentais, é só passar algumas horas em caatiba que percebe a real situação, povo de Icaraí e São José do Colônia busque seu direitos .
nao podemos nos revelar mas e verdade que nao tera o nosso sao joao? eu sei que esta longe mas estamos preocupados a unica coisa de bom q acontece em nossa cidade sao as festas mas vai disculpando a curiosidade…
é hora do povo manifestar tanto do são josé quanto de Icaraí,não aceitarem as mudanças a história não pode ser trocada por culpa de gps ou outros , o vincúlo destes distritos com suas sedes são muitos antigos no ultimo caso vamos exigir um plebiscito
Valeu Mauricio, obrigado pelo comentário e também por ajudar a fazer o Itambé Agora, o blog da cidade.
Tenha um Feliz 2011!!!
Parabénsssssss!!!!!!!!
Luiz, Que o menino Jesus Continue lhe abençoando, como sempre fez, acredite sempre em seus sonhos, pois eles vão se tornar realidade, forte abraço do seu amigo. O seu blog está show
mauricio fonseca
a filha do prefeito de caatiba recebe bolsa familia o vereador do distrito de icaraí tambem que pena o dinheiro que vem para a pobreza tá indo para quem não precisa. Existe 2 denuncias uma no ministério público estadual e outra no federal denuncias feita pelo professor zé roberto vamos ver se tem apuração
Q pena de S.Jose, minha peqena cidade…
esperava melhoras, agora só resta lamentar…
se stava ruim Itambé. stará pior Com Caatiba..
Não se contentam com isso!!
Biratan ex: morador
coitado de são josé o prefeito de caatiba não cuida do unico distrito que tinha (icaraí),é uma pena ver a história de um povo ser trocada por culpa dos politicos desde a emancipação que não cuidaram de ver os seus limites, mais é uma pena o pior prefeito da história politica de caatiba vai administrar são josé
Realmente palhaço Boladão são josé passou a muitas decadas abadonado e sempre houve recursos do governo disponivel e niguém nunca foi atrás
agora ´mudou temos prefeito!!!!!
melhor ki fossemos pra itapetinga
hipocritas todos os moradores de são jose ki kerem ki caatiba seja nossa sede.pensam apenas em si e não no proximo.são josé vai perder segundo grau nosso são pedro não sera o mesmo varios trabalhadores concursados terao seus empregos ameaçados e etc…então vcs ki não conhecem são jose venha m ver como estamos hoje e vcs hipocritas parem de kerer iludir o povo pensem nessa terra ki eu amo tanto e não nas suas vantagens financeiras e politicas
Lamentável este desmembramento para Itambé, muito preocupante principalmente pela perda do FPM. Será que o CENSO está correto? Vamos aguardar o desfecho final.
o momento não é de oposição, a coisa é seria, o momento é de uniao.
A cidade e os moradores serão prejudicados com as perdas.
Tem gente que torce para uma desgraça que tende s ser de todos, os itambeense.
olha, a prefeitura de Itambé deve estar mesmo preocupada com a perda da verba do FPM,pois o distrito de São Jose do ColÔnia passou muito tempo carente de serviços básicos,carencia essa, que ocorre tambem em Itambé e todos nos sabemos.Quanto à restituição dos investimentos feitos pela prefeitura,esse dinheiro era mandado pelo governo e a prefeitura não tem o que reclamar.
Comentários estão fechados.