Um convênio firmado através de termo de cessão, entre a Prefeitura Municipal e o Instituto de Biociências do Estado de São Paulo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CEMADEN/MCTI), implantou em Itambé, um Pluviômetro Semiautomático – moderno equipamento de última geração, que identifica possíveis reações climáticas, que podem levar risco de desastres naturais ao município. O equipamento é proveniente do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CEMADEN/MCTI).
O Pluviômetro foi instalado pelos técnicos da CEMADEN, na manhã de hoje (14), nas imediações do antigo lixão, próximo a Fazenda São Jorge, área identificada como sendo de risco, sujeita a inundações, enxurradas ou deslizamentos de terra, teve o acompanhamento do Secretário de Administração, Gerdal Santos Silva.
O instrumento capta informações climáticas diariamente e os dados são enviados simultaneamente para o Instituto de Biociências, no Estado de São Paulo. O equipamento deverá ser operado por agente local, treinado pela equipe do CEMADEN e da Defesa Civil. Assim, agentes comunitários indicados pela prefeitura recebem orientações de como proceder em situações de alerta.
O projeto se insere no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pelo Governo Federal em 2012, em parceria entre o CEMADEN e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional (CENAD/MI).