Início Noticias Itambé ganha Plataforma de Coleta de Dados Climáticos, que prevê situações de alerta na cidade

Itambé ganha Plataforma de Coleta de Dados Climáticos, que prevê situações de alerta na cidade

Por Reginaldo Spínola
0 Comentário

Um convênio firmado através de termo de cessão, entre a Prefeitura Municipal e o Instituto de Biociências do Estado de São Paulo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CEMADEN/MCTI), implantou em Itambé, um Pluviômetro Semiautomático – moderno equipamento de última geração, que identifica possíveis reações climáticas, que podem levar risco de desastres naturais ao município. O equipamento é proveniente do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CEMADEN/MCTI).

O Pluviômetro foi instalado pelos técnicos da CEMADEN, na manhã de hoje (14), nas imediações do antigo lixão, próximo a Fazenda São Jorge, área identificada como sendo de risco, sujeita a inundações, enxurradas ou deslizamentos de terra, teve o acompanhamento do Secretário de Administração, Gerdal Santos Silva.

O instrumento capta informações climáticas diariamente e os dados são enviados simultaneamente para o Instituto de Biociências, no Estado de São Paulo. O equipamento deverá ser operado por agente local, treinado pela equipe do CEMADEN e da Defesa Civil. Assim, agentes comunitários indicados pela prefeitura recebem orientações de como proceder em situações de alerta.

O projeto se insere no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pelo Governo Federal em 2012, em parceria entre o CEMADEN e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional (CENAD/MI).

Itambeagora@gmail.com
0 Comentário

Related Articles

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade