Em dia nacional de paralisação contra as propostas das reformas trabalhistas e da Previdência Social do governo Michel Temer, centrais sindicais, e movimentos sociais saíram às ruas nesta quarta-feira (15), “Dia Nacional de Luta Contra A Reforma da Previdência”.
Em Itambé não foi diferente. Na manhã de hoje (15/03), trabalhadores municipais e estaduais de diversas categorias, representadas pela APLB Sindicato e SINDITATIBA, se reuniram na Praça Osório Ferraz, ao lado da prefeitura para o protesto contra as intensões do Governo Federal. O movimento foi pacífico e durou até ao meio dia. Segundo Lucas de Jesus Oliveira, a paralização irá até o dia 24/03. Ainda segundo o sindicalista, na próxima sexta-feira, o movimento volta a ocupar a Praça Osório Ferraz. Ouça a palavra do Presidente da APLB Sindicato, Lucas de Jesus Oliveira:
O texto da PEC 287, encaminhado ao Congresso Nacional pelo governo Temer em dezembro do ano passado é considerado por lideranças sindicais como um “desmonte” de todo o sistema previdenciário no Brasil, com objetivo de acabar com diretos adquiridos dos trabalhadores brasileiros, informam os líderes dos movimentos. Ouça a palavra do Presidente do SINDITATIBA, José Eduardo:
Aposentadoria apenas aos 65 anos, extinção do direito a férias, décimo terceiro e descanso remunerado, além do direito ao valor integral do benefício apenas com contribuição acima de 49 anos são propostas que estão em curso na Câmara dos Deputados e foram uma das motivações para o movimento.