Início Bahia Alunos da Uesb desenvolvem aplicativo para transporte intermunicipal

Alunos da Uesb desenvolvem aplicativo para transporte intermunicipal

Por Reginaldo Spínola

Polo de educação da região, a Uesb atrai estudantes de diversas cidades do Sudoeste Baiano e, com a chegada do recesso, é hora dessa comunidade acadêmica colocar o pé na estrada. Essa é a realidade dos estudantes de Ciência da Computação da Uesb, Cássio Meira, Dionleno Oliveira e Pedro Cordeiro, e também de Liliane Santos, aluna de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Juntos, eles desenvolveram o aplicativo Navan, voltado para integrar passageiros e serviços de transporte intermunicipal.

“Constantemente, visitamos nossas famílias que moram em outras cidades”, contou Cássio. “A ideia do Navan surgiu quando percebemos a dificuldade das pequenas empresas de transportes intermunicipais em gerenciar suas atividades sem um sistema informatizado”, completou.

De acordo com o estudante, a principal dificuldade dos usuários estava em agendar passagens e encontrar as opções de transporte que fazem as linhas de Vitória da Conquista a outras cidades. Para construir uma ferramenta que viabilizasse soluções, os estudantes contaram com a experiência adquirida na Universidade.

“O curso nos preparou desde a parte de empreendedorismo até a parte de desenvolvimento de um sistema desse porte, no qual aplicamos princípios da Engenharia de Softwares e padrões de projeto da disciplina de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, até mesmo na parte mais técnica da programação, seguindo os conceitos da Orientação a Objeto da linguagem Java e banco de dados”, explicou.

Como funciona o Navan – O aplicativo Navan está disponível para download gratuito, na plataforma Android, na Play Store. Ele possibilita a consulta de preços e das empresas que atuam nas cidades, e o pagamento das passagens via cartão de crédito. Pela ferramenta, o usuário pode, ainda, acompanhar em tempo real a localização dos veículos dentro da cidade e agendar passagens. Na outra ponta do serviço, o aplicativo Navan Motorista permite à empresa o gerenciamento das atividades e a divulgação do negócio.

O projeto foi orientado pelo professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), Marlos André de Oliveira, no Grupo de Pesquisa Otimização, Programação e Simulação de Sistemas. “Como cientista da computação, a experiência permite aplicar uma ampla parte de conhecimento teórico na prática e se aperfeiçoar na tecnologia. Como cidadão, a satisfação é saber que alunos de graduação têm a capacidade de desenvolver projetos que ajudem a sociedade como um todo, facilitando a vida das pessoas nessa era digital”, concluiu Cássio.

 

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade