Início Bahia Pesquisador de Odontologia da Uesb está entre os mais influentes do mundo

Pesquisador de Odontologia da Uesb está entre os mais influentes do mundo

Por Reginaldo Spínola

No último mês de novembro, a Associação Americana de Ortodontia divulgou um estudo bibliométrico apontando as tendências atuais na publicação de artigos da ortodontia, ou seja, a área que desenvolve estudos de prevenção e tratamento de disfunções dento-faciais. No estudo, foi divulgado um ranking com os pesquisadores mundiais mais influentes na área, no qual é possível identificar o pesquisador e professor da Uesb, Matheus Melo Pithon.

Fundador do grupo de pesquisa “Orthodontics Uesb”, Pithon aparece como o quarto pesquisador mais influente do mundo e ocupa a segunda posição quando a análise se restringe ao Brasil. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores espanhóis, que analisaram artigos publicados em periódicos ortodônticos incluídos no Journal Citation Reports (JCR), entre os anos de 2007 e 2017, uma base que apresenta indicadores bibliométricos de periódicos de todo o mundo.

Para Pithon, o resultado é fruto do intenso trabalho de pesquisa desenvolvido junto a professores e alunos do curso de Odontologia que integram o “Orthodontic Uesb”. “Os feitos alcançados pelo grupo demonstram que é possível sim desenvolver pesquisa séria e relevante frente a adversidades econômicas e geográficas presentes”, analisa o pesquisador.

Inovação científica – Criado em 2010, o “Orthodontic Uesb” já possui três patentes registradas na área de Ortodontia. Além disso, o grupo já publicou mais de 360 artigos em periódicos científicos internacionais e nacionais e capítulos em livros da área, além de ter projetos aprovados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Itambeagora@gmail.com

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade