Início Bahia Moradores de Rio Real estão sem abastecimento de água há 10 dias

Moradores de Rio Real estão sem abastecimento de água há 10 dias

Por Reginaldo Spínola

Moradores da cidade de Rio Real, que fica a 200 km de Salvador, estão há 10 dias sem água por causa de interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A cozinheira Rosineide Melo, de 39 anos, conta que os problemas de falta de água são recorrentes na cidade e, mesmo sem o serviço em boa parte do dezembro, as contas referentes ao período chegaram com valores dobrados para moradores do bairro do Bom Viver.

“Aqui no bairro temos 10 dias [sem água]. Todos os meses nós ficamos sem água quase o mês todo. Temos água uma, duas vezes na semana e depois ela [Embasa] suspende logo e o gerente diz que a bomba queimou. Mas todo mês essa bomba queima? E os nossos valores de água vieram todos dobrados”, contou Rosineide Melo.

“Isso ocorre todos os meses aqui na cidade de Rio Real, só que esse mês foi um mês muito atribulado para a gente, porque foi um mês de festa, final de ano, as famílias vêm visitar a gente”, contou a cozinheira.

Em nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que falhas no fornecimento de energia para os equipamentos dos poços e das estações de bombeamento causaram a falta de água na cidade.

Segundo a Embasa, os problemas começaram no último domingo (29). A empresa informou que vai colocar em operação geradores para garantir o fornecimento de água no município. No entanto, sem a energia da Coelba, não é possível restabelecer a capacidade total de distribuição.

A empresa pediu para que a população de Rio Real faça o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares até a regularização do fornecimento de energia para os equipamentos da Embasa.

O G1 entrou em contato com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que informou que o fornecimento de energia que atende as estações de captação da Embasa foram prejudicadas por causa das fortes chuvas e descargas atmosféricas registradas, em Rio Real, nos últimos dias.

A empresa informou que equipes da concessionária foram acionadas e trabalharam para o restabelecimento desta ocorrência, que foi normalizada no mesmo dia.

G1

 

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade