O vinagre não tem o poder de matar o vírus causador da Covid-19 (o coronavírus), segundo alerta a bióloga Monalisa Souza, de 29 anos, em entrevista ao Varela Notícias. Conforme a profissional, o produto que deve ser utilizado para esterilizar o ambiente é o álcool 70%, tanto na versão líquida, quanto na versão em gel.
“Ele [o vinagre] não tem o poder de esterilização, ele não é bactericida. O ideal pro vinagre é na salada mesmo, e não usar para isso. E o álcool que tem o poder de matar o vírus é o 70, porque ele demora mais de ser evaporado na nossa pele. E com isso ele acaba destruindo a membrana que protege o vírus, que é basicamente o lipídio. O vinagre não tem efeito nenhum, só deixa o cheio ruim. O recomendado mesmo é o álcool 70, líquido ou em gel, os dois são eficazes, e a boa esterilização com sabão, qualquer sabão resolve”, explica.
O Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Química (CFQ) também recomendam o uso do álcool 70%. De acordo com os órgãos, a camada de gordura que envolve o vírus se dissolve em contato com o sabão ou com o álcool.