Início Educação Jornada Pedagógica 2021 discutiu os desafios do direito à educação em um contexto de pandemia

Jornada Pedagógica 2021 discutiu os desafios do direito à educação em um contexto de pandemia

Por Reginaldo Spínola

No dia 11 de março de 2021, a Secretaria Municipal de Educação realizou a Jornada Pedagógica 2021, que teve como tema central: “O desafio de garantir o direito à educação em um contexto de pandemia”. Em obediência aos protocolos de saúde nesse momento de crise sanitária, o evento foi promovido na modalidade virtual, na página da Prefeitura de Itambé no Youtube.

A abertura oficial da Jornada ocorreu com as mensagens de acolhida e boas vindas da secretária de Educação, Mailza Soares, e do prefeito de Itambé, Candinho Araújo. Em sua fala, Mailza apontou os desafios enfrentados pelos professores com esse novo modelo de educação que abarca o uso de novas linguagens e ferramentas tecnológicas capazes de dar conta das necessidades desse tempo.

Assumindo o compromisso de mudar os índices de qualidade da educação de Itambé, o prefeito Candinho Araújo anunciou diversas novidades a serem implementadas no decorrer da sua gestão, como a implantação de escolas modelos que deverão funcionar em tempo integral. Essas escolas, segundo ele, serão espalhadas em pontos estratégicos do município de Itambé e deverão atender aos estudantes da sede, distritos e zona rural.

Após as falas das autoridades, a Jornada seguiu com os encontros virtuais. O primeiro deles foi conduzido pelo Doutor em Educação, o professor da Uesb, Adenilson Júnior, que discutiu o tema central do evento. Em sua abordagem, o professor fez uma retomada histórica sobre o quadro legal da política educacional brasileira que efetivou a educação como um direito. O professor destacou ainda os desafios da prática docente durante a pandemia, promovendo uma reflexão a respeito da formação e dos investimentos que possibilitem dar conta dessa realidade emergente.

Tratando sobre a importância das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem, no segundo encontro virtual, o professor da Uesb, Wermerson Silva apresentou para o público da Jornada diversas ferramentas, plataformas e recursos para potencializar o trabalho docente. As novidades pertinentes ao universo educacional mostradas, segundo o professor, tem o objetivo de motivar os professores da rede municipal a repensar o ato de ensinar e aprender com vistas a diminuir os impactos da pandemia.

Encerrando os encontros virtuais, a coordenadora do curso de psicologia da Uninassau de Vitória da Conquista, a psicóloga e professora Angélica Rosa debateu o cuidado com a saúde mental em um contexto de pandemia. Durante a sua apresentação, Angélica chamou atenção dos participantes da importância de se pensar no bem-estar próprio, elegendo-se como prioridade. Esse investimento em si, segundo a psicóloga, é fundamental para poder cuidar e se doar aos outros.

A Jornada Pedagógica contou ainda com a participação do professor e cantor, Jota Brandão. Ao lado de William Gomes, Jota cantou grandes sucessos da música popular brasileira, transmitindo talento e leveza para quem acompanhava o evento on-line.

Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade