Em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do serviço de Proteção Social Especial, estará promovendo uma ampla campanha de conscientização, intitulada “Faça Bonito”. O objetivo é sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos da infância e da adolescência.
A programação será iniciada no próximo domingo (16), às 10 horas, com uma live, realizada através do programa da Igreja Católica “Igreja em Pauta”, onde estará presente o coordenador da PSE Francisco Lopes Júnior e o Padre Alessandro Mendonça. O programa é transmitido pelo canal da Paróquia no youtube e por meio da Rádio Luz FM.
Dando seguimento, na segunda-feira (17), será realizada uma entrevista na Rádio Luz FM, entrega de materiais aos equipamentos e orientação preventiva sobre a campanha. No dia 18 de Maio, Dia D de mobilização, toda equipe da Secretaria de Assistência Social estará envolvida em uma Blitz Educativa na BA-263, a partir das 8 horas, em frente ao ponto de apoio rodoviário.
A Campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e conta com o apoio e organização da Proteção Social Especial (PSE), Proteção Social Básica (PSB), Conselho Tutelar, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Ministério Público.
Por que a data 18 de maio?
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, chamada Araceli, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000, que busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas “Aracelis”.
Denuncie
Em caso de violação de direitos, os canais de atendimento são os seguintes: Disque 100 (Direitos Humanos), CREAS (77) 3432-1074, Conselho Tutelar (77) 3432-1221, Ministério Público (77) 3432-2383 e Polícia Militar 190. // Ascom PMI