Início Educação Prefeito Candinho e membros do Grupo Artes Cênicas dialogam sobre apoio ao Setor Artístico-cultural

Prefeito Candinho e membros do Grupo Artes Cênicas dialogam sobre apoio ao Setor Artístico-cultural

Por Reginaldo Spínola

Com o objetivo de discutir o incentivo e fomento à cultura-artística local, com enfoque na implantação de políticas públicas voltadas à juventude, na última quarta-feira (12), o prefeito de Itambé Candinho Araújo, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Mailza Soares e a secretária de Gabinete, Adriana Alves, se reuniram com a diretoria do Grupo Artes Cênicas.

Recepcionado por um número reduzido de membros, evitando a aglomeração devido à pandemia, o prefeito ouviu as demandas, ações e projetos futuros do coletivo artístico que atende quanto ao público-alvo, em sua maioria, a juventude.

Na pauta, o prefeito e o diretor do Grupo Artes Cênicas, Matheus Cerqueira, dialogaram sobre o auxílio da Lei Aldir Blanc e a proposta do governo municipal para o setor cultural. E, enriquecendo o encontro, houve declamação de poesia e participação virtual de membros da companhia.

De acordo com o diretor do Grupo Artes Cênicas, a intensão é buscar parcerias, convênios e editais por meio da Associação Cultura Artística, com intuito de intensificar propostas teatrais, popularizar manifestações culturais, formar plateias e captar recursos, dentre outros projetos para a produção do documentário sobre os 30 anos do Grupo.

Ainda no encontro, o prefeito se comprometeu em apoiar o coletivo, a princípio, ajudando a buscar um local para que funcione o espaço da companhia. Ainda na oportunidade, o prefeito colocou a gestão municipal à disposição a fim de efetivar parceria para montagem e produção de espetáculos, e realização dos demais eventos do coletivo.

Finalizando a reunião, o diretor da companha agradeceu imensamente a presença do prefeito, ressaltando que, em 28 anos de história, é a primeira vez que as demandas do grupo são ouvidas efetivamente pelo gestor municipal.

O grupo

O Grupo Artes Cênicas foi fundado em 06 de março de 1993, no bairro Felipe Achy em Itambé, pelo dramaturgo, ator, encenador, produtor, performer e arte-educador Matheus Cerqueira.

Com 200 integrantes, o grupo realiza espetáculos para o público adulto e infantil contemporâneo através das mais variadas técnicas de criação. Suas produções caracterizam-se pelo rigor técnico aliado à busca de comunicação com o público.

De acordo com Matheus Cerqueira, em seus melhores momentos, o coletivo não apenas centraliza a generalizada indignação, mas também luta, com os meios disponíveis, para implantar uma nova consciência cênica, apoiando a dramaturgia que enfoca as classes populares e suas condições de existência.

O Grupo tem se destacado no contexto artístico do Sudoeste da Bahia e região desde o início da década de 1990, momento no qual o movimento teatral se intensifica, apesar dos poucos espaços para ensaios e apresentações. Segundo Matheus Cerqueira, “ninguém vive, todos interpretam”.

Ainda conforme o diretor, o papel social do grupo, desde a caligrafia às boas maneiras, não apenas como ser ator, resgata muitos jovens da criminalidade, do mundo das drogas, do preconceito que os atores sofreram na sociedade e da falta de apoio das gestões. // Ascom PMI

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade