Início Bahia Vitória da Conquista é o 3º município que mais desmata a Floresta Atlântica no Sudoeste da Bahia

Vitória da Conquista é o 3º município que mais desmata a Floresta Atlântica no Sudoeste da Bahia

Por Reginaldo Spínola

Segundo dados divulgados pela Fundação SOS Mata Atlântica, Vitória da Conquista é o município com a 3º maior taxa de desmatamento no Sudoeste da Bahia. O estado da Bahia, por sua vez, é o segundo que mais desmata o bioma no Brasil. Os dados são de 2019 e 2020.

Os municípios de Encruzilhada e Cândido Sales ocupam o 1º e o 2º lugar no ranking, respectivamente. Conquista desmatou 95 hectares da Mata Atlântica, o que corresponde a 133 campos de futebol.

Segundo Alessandro Paula, professor de Engenharia Florestal da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o desmatamento prejudica a flora, a fauna e o solo.

Vitória da Conquista tem áreas de mata Atlântica no Poço Escuro, Parque do Jurema e proximidades do Horto Florestal.

De acordo com o procurador do meio ambiente no município, Edmundo Ribeiro Neto, agentes de fiscalização e técnicos do setor de licenciamento são responsáveis pela fiscalização, mas ele afirma que ações fiscalizatórias só acontecem na zona urbana e o desmatamento acontece majoritariamente na zona rural, em áreas de pastagem e loteamentos.

O papel de fiscalização na região cabe ao Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). As ações eram realizadas em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), contudo o escritório regional do Instituto foi fechado.

A Mata Atlântica é um dos maiores biomas brasileiros e uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta.

As informações são da TV Uesb, em matéria produzida pelo do jornalista Gabriel Pires. Confira o vídeo da reportagem abaixo.

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade