Na última quarta-feira (08) o secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno Lopes, juntamente com os agentes fiscais da pasta e a Secretária de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, Ana Claudia Passos, estiveram no leito do rio, localizado nas divisas dos municípios de Itambé, Itapetinga e Vitória da Conquista.
De acordo com Bruno, a inspeção constatou o aparecimento de uma lama densa no trecho localizado abaixo da Serra do Marçal. Durante a operação, a equipe coletou amostras da água e do solo que foram encaminhadas à EMBASA e à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para serem analisadas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, a primeira denúncia foi constatada no último domingo (05). Moradores, na área urbana de Itambé, perceberam o aparecimento de peixes mortos nas proximidades da ponte da Rua Nova. Confira o vídeo
O secretário informou ainda que, com o resultado preliminar da vistoria realizada pelos técnicos, que identificou a presença de uma lama densa no leito do rio, na região da Serra do Marçal, existem fortes indícios que o problema seja oriundo do município de Vitória da Conquista.
Conforme Bruno Lopes, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e o Departamento Jurídico da Prefeitura estão acionando o Ministério Público para investigar o caso. // PrefeituraItambé