Início Brasil Empresa brasileira cria teste para descobrir nossa idade biológica

Empresa brasileira cria teste para descobrir nossa idade biológica

Por Reginaldo Spínola

Quando falamos sobre idade, a maioria de nós pensa no tempo cronológico, isto é, nos dias e anos que se passaram desde o nosso nascimento. No entanto, temos outra idade, a biológica, que pode ser maior ou menor do que aquela confirmada pela nossa certidão de nascimento.

Seguindo por esse caminho, a empresa brasileira de biotecnologia Biological Age anunciou recentemente mais uma inovação: um teste que pode ajudar a detectar sua idade biológica. Mas por que isso é importante?

 

IDADE BIOLÓGICA VS. IDADE CRONOLÓGICA

A ferramenta, batizada de BioAgeTeste, faz a análise do DNA da pessoa por meio de uma amostra de seu sangue. No caso dessa novidade brasileira, a medição da idade biológica é feita a partir dos telômeros, nucleotídeos situados nas extremidades dos cromossomos.

Para fazer a conta, o BioAgeTeste toma como base um número de referência a partir do qual compara o comprimento dos telômeros de seu DNA. E, assim, a sua idade biológica é definida. Por isso, como seres humanos, podemos dizer que temos duas idades diferentes: a cronológica e a biológica. A primeira diz respeito ao tempo real de vida de uma pessoa, ou seja, o número de dias, meses ou anos que ela está viva. Já a segunda se refere à idade que uma pessoa “parece”, isso significa que você pode ter 30 anos, mas seu organismo apontar ter mais ou menos do que isso.

Segundo a empresa desenvolvedora do teste, o ideal é que a idade biológica seja sempre menor do que a idade cronológica. Contudo, caso seja maior, existe a possibilidade de reverter o envelhecimento celular.

A idade biológica considera uma série de fatores externos, como a dieta alimentar, o estilo de vida, hábitos de sono ou se você prática exercícios físicos, apenas para citar alguns, ou seja, é influenciada por muito mais aspectos do que somente a quantidade de dias que se passaram desde o seu nascimento.

Já faz algum tempo que cientistas têm estudado esse assunto. Atualmente, as pesquisas mais avançadas de medições da idade biológica envolvem os telômeros. Fundamentalmente, eles são responsáveis por determinar a rapidez com que as células envelhecem e morrem.

A cada divisão celular, um telômero se encurta e, quando esse nucleotídeo está curto demais, ele não consegue proteger a célula como deveria, o que faz ela se tornar disfuncional. Aliás, a ciência já sabe que, quanto mais curtos são os telômeros de uma pessoa, mais propensa ela é de desenvolver doenças e distúrbios neurodegenerativos ou de morrer precocemente. // MegaCurioso

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade