As águas do Rio Pardo, oriundas da barragem de Machado Mineiro, que fica entre os municípios de Ninheira e Águas Vermelhas (MG), ainda não chegaram em Itambé. Segundo as autoridades, o grande volume de água estava previsto para passar por Itambé a partir do fim da noite deste segunda-feira (27), entretanto, até às 13:00h, desta terça-feira (28), não foi registrado, ainda, aumento na vazão do Rio Pardo no trecho de Cândido Sales até Itambé, apesar de estar chovendo intensamente em toda região.
Após atingir o limite de 100% de capacidade de armazenamento, a barragem mineira teve comportas abertas para evitar rompimento das estruturas, o que causaria um desastre em proporções gigantescas.
Com isso, cerca de mais de 300m3 de água por segundo estão sendo liberados pela barragem no Rio Pardo, elevando o risco de inundação de áreas situadas próximas às margens do rio, em várias cidades, inclusive Itambé.
Com a possibilidade iminente, a prefeitura está alertando a população ribeirinha e próximas do rio para o grande perigo.
O rio está sendo monitorado pelas prefeituras de Itambé, Vitória da Conquista e de Cândido Sales.