Início Mundo Estudos contra câncer desenvolvem aparelho de sopro que detecta tumor

Estudos contra câncer desenvolvem aparelho de sopro que detecta tumor

Por Reginaldo Spínola

Um aparelho similar ao bafômetro é o estudo clínico iniciado no hospital A.C. Camargo Cancer Center. Com um sopro de dez segundos, o aparelho é capaz de detectar compostos voláteis liberados pelas células tumorais e também por outras alterações.

Criado no Instituto de Tecnologia de Israel, o aparelho serve para detectar câncer no aparelho digestivo por meio da respiração. Com o sopro, o aparelho detecta compostos voláteis (fenóis, álcool, gorduras, açúcares) liberados pelas células tumorais e por outras alterações. A capacidade de detectar tumores pelo “bafômetro” ultrapassou os 70%, nos primeiros estudos. Quando a máquina aponta alterações, o paciente é encaminhado à endoscopia para confirmação do diagnóstico.

De acordo com o Estadão, a pesquisa iniciada no Brasil, nesta semana, deve envolver 300 participantes (com e sem câncer) até o final do ano. O A.C. Camargo Cancer Center é o único do país a participar do projeto VOGAS, esforço internacional de desenvolvimento de um método acessível e não invasivo de detecção precoce de tumores de estômago. Até o momento, centros da Colômbia, Chile, Ucrânia e Letônia estão participando da pesquisa financiada pela União Europeia.

O objetivo é comparar os perfis de compostos exalados por pessoas com e sem a doença. Os voluntários não podem usar desodorante, perfume, cigarro, chiclete e outras substâncias capazes de interferir no resultado do exame. // BlogDoTaugao

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade