Início Brasil Novo Sisu: Onde fazer a inscrição?

Novo Sisu: Onde fazer a inscrição?

Por Reginaldo Spínola

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do MEC (Ministério da Educação) que viabiliza o acesso de estudantes à universidade pública sem precisar fazer o vestibular da própria instituição de ensino. Pode fazer a inscrição no Sisu apenas o estudante que participou do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora é realizado com login único do governo federal, mediante uma conta no site do governo. Para ajudar os participantes, o R7 separou o passo a passo de inscrição, que ocorre entre os dias 15 e 18 de fevereiro no site do programa. Confira:

  • Acesse a página do Sisu na internet e clique em “Fazer Inscrição”. Na próxima tela clique em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro. Antes de iniciar a inscrição é preciso confirmar os dados de celular e e-mail para que o Sisu possa entrar em contato. Na próxima tela é possível escolher até duas opções de curso. Para começar clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
  • Pesquise as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou pelo nome do curso.
  • No resultado da busca é possível conhecer os detalhes de cada curso e as modalidades disponíveis.
  • Na tela de “Modalidades” escolha a opção para qual curso pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
  • Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu e a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
  • Após confirmar a inscrição, é possível voltar para a tela “Minha inscrição” onde poderá conferir as informações da opção escolhida. O participante poderá alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições.
  • O participante também poderá conferir a classificação parcial para acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação durante o período de inscrições.

SISU 2022

Neste primeiro semestre de 2022 são ofertadas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, sendo que mais de 84,5% das vagas são para as instituições federais (universidades e institutos).

O estado de Minas Gerais possui o maior número de vagas disponíveis, 27.790, seguido por Bahia, 19.239 e Rio de Janeiro com 17.361. As vagas são para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. A consulta dessa oferta já está disponível na página do Sisu.

Na consulta é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 125 instituições que aderiram ao Sisu. // MixVale

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade