Início Mundo Refugiados ucranianos recebem ajuda por apps de relacionamento para sair do país

Refugiados ucranianos recebem ajuda por apps de relacionamento para sair do país

Por Reginaldo Spínola

Mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro. Em uma luta para encontrar refúgio em países vizinhos, algumas pessoas recorrem à soluções inesperadas, como o app de relacionamentos Tinder.

Uma dessas pessoas foi Anastasia Tischchenko, que fugiu de Ivano-Frankivsk, no oeste da Ucrânia, junto com a amiga Natalia Masechko. Segundo o New York Times, foi no aplicativo que ela encontrou ajuda e contatos que poderiam ajudar, assim que ela conseguiu chegar em Siret, já na Romênia.

Foram 64 horas de espera para conseguir cruzar a fronteira. Nesse período, ela conseguiu encontrar pessoas no app que ofereceram apartamentos e outros locais para estadias temporárias.

“Acho que existem muitas pessoas honestas no mundo, e algumas delas estão no Tinder”,  disse Tischchenko ao jornal, no sábado (12).

Após um dia de estadia em Siret, só possível com a ajuda de moradores locais que usam o app, Anastasia foi para a Polônia, enquanto a amiga Natalia ficou na região por uma semana, como tradutora voluntária do próximo grupo de refugiados.

A Polônia é o país que mais recebeu refugiados da Ucrânia. No total, 1,79 milhão de pessoas encontraram refúgio no país desde 24 de fevereiro, segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR).

Romênia, Hungria e Moldávia também receberam um número significativo de ucranianos fugindo da ofensiva lançada pela Rússia. // NoticiasR7

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade