Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Assistência Social, realizou uma Audiência Pública para reforçar as ações de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, cujo Dia Nacional de luta foi lembrado em 18 de Maio. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e da sociedade civil.
Entre os participantes estava o presidente do Legislativo, Paulo Rucas; a juíza de direito, Dra. Isadora Marques; a chefe da DEAM, Dra. Gabriela Garrido; o delegado da Polícia Civil, Dr. Márcio Allan; a secretária de Assistência Social, Rose Araújo; a secretária de Educação, Mailza Nunes; o secretário de Saúde, Valdeci Porto; a Assessora Jurídica do Município, Dra. Juliana Barros; o subcomandante da Guarda Municipal, Renildo Silva; o coordenador da Proteção Social Especial, Francisco Lopes Júnior; a presidente do CMDCA, Celina Oliveira; e a psicóloga, Tamires Brito.
O encontro também contou a apresentação da Guarda Mirim e com a participação efetiva de representantes do Conselho Tutelar, de demais membros da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e profissionais dos equipamentos sociais
Na oportunidade, as autoridades presentes destacaram a necessidade de aprofundar o tema junto à sociedade e apresentaram sugestões com o objetivo de fortalecer o atendimento da Rede de Proteção para combater de forma eficaz à violação de direitos. Os convidados também falaram sobre a atuação da polícia e demais órgãos nos casos de abuso e exploração, destacando a importância do apoio da comunidade e da família através das denúncias.
A audiência pública fez parte da programação alusiva à Campanha 18 de Maio, organizada pela Proteção Social Especial que, desde a semana passada, vem realizando várias ações, como visita às escolas, caminhada e panfletagem pelas ruas da cidade.
Ascom PMI
