Início Brasil Nova CNH 2022 começa impressão em todo o país; veja como pegar a sua

Nova CNH 2022 começa impressão em todo o país; veja como pegar a sua

Por Reginaldo Spínola

A partir da próxima quarta-feira (1º de junho), a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH 2022) começará a ser impressa em todo o país, conforme resolução oficial do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A princípio, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá muitas novidades. Em primeiro lugar, o novo documento terá mais dispositivos de segurança, a fim de evitar fraudes. Ademais, uma nova repaginação no visual e novas subcategorias de condução serão implementadas.

A resolução que trata da nova carteira de motorista é a de número 886. O texto foi publicado pelo Contran no fim do ano passado.

O QUE MUDARÁ NA NOVA CNH

Antes de mais nada, é válido destacar que o visual da nova Carteira Nacional de Habilitação será remodelado e deixará de ter apenas a cor verde para termos as cores verde e amarela.

Conforme o novo documento oficial (veja abaixo), na parte inferior, o documento terá a inserção da assinatura do motorista logo abaixo da foto, diferente de como é hoje, onde a assinatura fica após a dobra.

Além disso, o documento terá muitas mudanças, como um quadro com silhuetas de veículos que os motoristas estão habilitados a dirigir. A CNH terá, ainda, um quadro de observações para informar possíveis restrições médicas ou se o condutor exerce atividade remunerada como motorista.

O novo padrão mostrará, ainda, que o condutor está com a Permissão para Dirigir pela identificação da letra “P”, enquanto condutores da CNH definitiva terão a identificação pela letra “D”.

Por fim, o novo modelo da CNH não terá alterações na validade da habilitação. Sendo assim, o documento continua com prazo de validade de dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos, cinco para os condutores de 50 a 69 anos e três anos para quem tem 70 anos ou mais.

Veja o resumo das principais mudanças:

  • Assinatura na parte inferior da foto do motorista;
  • Impresso predominantemente nas cores verde e amarelo;
  • Holograma na parte debaixo do documento;
  • Nova CNH impressa com tinta fluorescente;
  • Itens que ficarão visíveis sob luz ultravioleta;
  • Letra P indicando “Permissão” para documentos temporários e letra D indicando documentos “Definitivos”.
  • Quadro com silhueta do veículo indicando a categoria da habilitação;
  • Quadro de observações com informações médicas e profissionais, se for o caso.

CNH 2022

Até o momento, faltando poucos dias para implementação oficial, ainda não esta está claro como acontecerão as definições das novas categorias de habilitação, que substituirão as atuais A, B, C e D.

Segundo informações da resolução 886 do Contran, uma das principais mudanças da nova CNH será a classificação de veículos. A divisão acontecerá em 14 categorias.

Seja como for, a classificação informada acima foi baseada no modelo europeu, que atribui diferentes classificações a condutores de cargas e de pessoas. Todavia, setores ligados à CNH ainda aguardam a definição dessas “subcategorias” para adaptar o treinamento às mudanças.

Em conclusão, a implementação dos novos códigos ainda serão especificados pelo Contran. No entanto, ainda não há uma data definitiva de quando isso deve acontecer.

TROCA DA CARTEIRA DE MOTORISTA SERÁ OBRIGATÓRIA?

A troca do documento atual pelo novo não ocorrerá simplesmente pelo fato das mudanças. O novo modelo terá sua implementação de maneira gradativa, através das seguintes situações:

  • Renovação da CNH;
  • Inclusão de uma categoria;
  • Troca devido a algum erro entre os dados impressos;
  • Solicitação da segunda via do documento.
  • Sendo assim, os condutores que tirarem a primeira habilitação após o mês de junho ou ainda for reabilitado já receberá a CNH no novo modelo.

Contudo, no que se refere a validade do documento segue inalterado. Veja como funciona:

  • CNH com 10 anos de validade: destinada a condutores com até 50 anos vão renovar sua CNH somente a cada 10 anos;
  • Carteira com 5 anos de validade: destinada a condutores entre 50 e 70 anos vão precisar renovar sua CNH a cada 5 anos;
  • Carteira de Habilitação com 3 anos de validade: destinada a condutores com idade superior a 70 anos precisarão renovar sua CNH a cada 3 anos.

NoticiasConcursos

Compartilhe esse post com seus amigos

Deixe um comentário

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade