Início Educação Mostra de Artes integradas, realizada pela UEMC Gilberto Viana recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal

Mostra de Artes integradas, realizada pela UEMC Gilberto Viana recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal

Por Reginaldo Spínola

A Unidade Escolar Municipal Conveniada, UEMC Gilberto Viana, foi homenageada com Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Itambé, pela realização da Mostra de Artes integradas, evento alusivo ao Centenário da Semana de Arte Moderna, movimento cultural que entrou para a história da arte do Brasil e do mundo.

A Moção de Aplausos, aprovada por unanimidade dos edis presentes na Sessão Ordinária da última terça-feira (08), é de autoria do vereador Alexandre Moreira (Léo do Povo).

BREVIÁRIO – SEMANA DE ARTE MODERNA

 A Semana de Arte Moderna de 1922 foi a busca de uma identidade nacional. O Modernismo Brasileiro é plural, complexo, tenso e irreverente. Não se limitou a linguagens artísticas específicas (como a literatura, artes plásticas e música), pois que se ampliou no campo cultural, e ainda hoje não se deixa enquadrar num registro temporal definitivo. Seus lastros e geografias alimentam debates atuais – muito embora a Semana de 1922 tenha sido vista como abre-alas de uma ação prospectiva ordenada em chave modernista. Conforme os estudos se ampliam, novos olhares sobrevême dinamizam a compreensão do evento.

PROJETO INTERDISCIPLINAR – MOSTRA DE ARTES INTEGRADAS

Em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, a UEMC Gilberto Viana, foi palco da Mostra de Artes Integradas. O projeto interdisciplinar é uma homenagem ao movimento cultural que entrou para a história da arte do Brasil e do mundo. Através de oficinas culturais os alunos da instituição fizeram composições artísticas dedicadas à semana de arte de 22. Dentre as linguagens artísticas apresentadas: teatro, dança, música, literatura, poesia, artesanato, desenho e pintura. Durante às aulas da disciplina Artes o objetivo foi propor uma discussão e estimular a fruição da arte em todos os sentidos. Segundo o professor e proponente Mateus Cerqueira, “a sala de aula deve priorizar e possibilitar a democratização e acesso à cultura”.

Direção Escolar

Diretor Disciplinar • Washington Anjos

Diretora Pedagógica • Marbelly Mendes

Coordenadora Pedagógica • Ana Lúcia Bittencourt

Professor Proponente • Mateus Cerqueira

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade