A Unidade Escolar Municipal Conveniada (UEMC) Gilberto Viana, na sede, e a Escola Municipal Cecília Meireles, no Barro Vermelho, foram contempladas, neste final de ano, com a parcela extra do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
O valor foi liberado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como um reconhecimento às instituições de ensino pelo alto desempenho na aplicação dos recursos financeiros.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, com esse recurso, as escolas pretendem realizar melhorias no ambiente escolar de acordo ao planejamento, que irá contribuir com a otimização do processo de ensino e aprendizagem.
No ano passado as Escolas Everlane Gusmão, na sede, Felipe José e o Escola Estadual, em Catolezinho, também foram destaque ao receber com o recurso extra do PDDE.
Parcela extra do PDDE
Os valores são calculados com base no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (Ideges), instrumento do PDDE que mensura o desempenho da gestão descentralizada no território nacional, visando identificar escolas com a melhor execução do programa, reconhecendo iniciativas positivas de gestão.
São utilizados três indicadores do Ideges para as dimensões-chave de desempenho do programa: o cadastro, por meio do sistema PDDEWeb; a execução dos recursos do programa no âmbito da unidade executora; e a prestação de contas dos recursos.