Início Brasil Isso é Brasil: STF muda entendimento e invalida apreensão de 695 kg de cocaína

Isso é Brasil: STF muda entendimento e invalida apreensão de 695 kg de cocaína

Por Reginaldo Spínola

A 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) mudou na 2ª feira (5.jun.2023) o entendimento e reconheceu, por unanimidade, como inválida a apreensão de 695 kg de cocaína recolhida em operação sem mandado de busca e apreensão em um galpão do Porto de Itaguaí, localizado no Estado do Rio de Janeiro, em 2022.

A decisão foi tomada no plenário virtual do Supremo, onde os ministros só depositam o voto e não há debate. Acolheram embargos de declaração do réu e acompanharam o relator Nunes Marques os ministros André Mendonça, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Em seu voto, Nunes Marques afirmou que “as situações fáticas e processuais apresentadas pelo embargante são idênticas àquelas relativas ao corréu, notadamente quanto à ilicitude da prova obtida ante a apreensão”. Eis a íntegra do voto do ministro (69 KB).

A decisão deste ano altera o entendimento da 2ª Turma do Supremo que, em setembro de 2022, formou maioria para entender como válida a apreensão dos 695 kg de cocaína, mesmo sem o mandado de busca e apreensão.

Na ocasião, Nunes Marques divergiu de Fachin, então relator do processo, e considerou que a ação para apreender a droga tinha sido lícita por conta de elementos que sustentavam a atuação da PF (Polícia Federal) e da Polícia Civil do Rio de Janeiro no episódio, como a suspeita de tráfico internacional de drogas.

O ministro divergente foi acompanhado por André Mendonça e Ricardo Lewandowski, que deixou a Corte e deve ser substituído por Cristiano Zanin, caso o Senado aprove a indicação do nome.

Já Fachin e Gilmar Mendes votaram pela invalidade da apreensão por entenderem que a operação sem mandado de busca e apreensão não justificava a quebra do direito à inviolabilidade do domicílio.

ENTENDA O CASO

A apreensão se deu quando agentes da Polícia Civil e da PF que apuravam informações e uma denúncia anônima sobre tráfico de drogas no Porto de Itaguaí entraram em galpão do local. Lá, foram encontrados 695 kg de cocaína. A droga estava em parte escondida em mangas que seriam enviadas para o exterior.

O julgamento para definir a validade da apreensão da droga sem mandado de busca e apreensão chegou ao Supremo Tribunal Federal em agosto de 2022 depois de o MPF (Ministério Público Federal) acionar a Corte contra decisão do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) que interpretou a operação como ilegal.

Porém, o ministro Fachin negou dar seguimento ao RE (recurso extraordinário) apresentado pelo MPF, que, logo em seguida, recorreu com um agravo, julgado em setembro de 2022.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade