Na última quarta-feira (30), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Assistência Social, realizaram com sucesso a Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente, como etapa preparatória para a 11ª Conferência Estadual.
O evento aconteceu na AABB e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil dos municípios integrantes do Território Médio Sudoeste: Itambé, Itapetinga, Itororó, Firmino Alves, Caatiba, Itarantim, Santa Cruz da Vitória, Iguaí, Ibicuí, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá. Juntos, dialogaram e elaboraram proposições para construção de políticas públicas voltadas ao setor.
Entre as autoridades presentes, estava o secretário de Saúde, Valdeci Porto, representando o prefeito Candinho Araújo; o presidente do CMDCA, Francisco Lopes Júnior; os representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA), Edmundo Ribeiro Kroger, Iraí Silva Santos e Lara Andrade; a secretária de Assistência Social, Rose Araújo, a secretária de Educação, Mailza Nunes Soares; o secretário de Cultura, Célio Gomes; o secretário de Meio Ambiente, Washington Correia Júnior; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Dorisvaldo Anjos; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lícia Gama.
A Conferência teve como tema central: “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. A programação contou com realização da palestra magna, apresentação dos alunos da UEMC Gilberto Viana e seguiu com discussão dos eixos temáticos.
Após o debate, as propostas foram elaboradas, apresentadas e votadas. O evento foi finalizado com a eleição dos delegados que vão representar o território na Conferencia Estadual e Nacional.
