Durante esta quarta-feira (25), a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, realizou a 2ª Conferência Municipal de Cultura, como etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual.
Entre as autoridades presentes, esteve o secretário de Cultura, Célio Gomes; o diretor de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Jota Brandão; o vice-prefeito, Bruno Lopes; os vereadores, Adailson Pinheiro, Andreia Dutra e Ivana Lopes; o secretário de Administração, Edmilson Nery; a secretária de Educação, Mailza Soares; o secretário de Meio Ambiente, Washington Correia; a subsecretária de Assistência Social, Marcela Oliveira; além dos palestrantes, representantes de diversos setores e agentes culturais.
A programação, durante a manhã, contou com os pronunciamentos das autoridades, momento cívico, leitura e aprovação do Regimento Interno, seguida da palestra magna “Democracia e Direito à Cultura”, ministrada pelo advogado e presidente da Comissão Especial de Cultura e Entretenimento da OAB/BA, Dr. Alexandre Aguiar.
A programação seguiu a tarde com a análise dos eixos. O primeiro tem como tema “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura” e foi ministrado pelo representante territorial da Cultura do Médio Sudoeste, Uilson Pedreira. O segundo eixo abordará “Democratização do acesso à cultura e Participação Social”, com o historiador Eduardo Fiscina.
Dando seguimento, o professor Luciano Lima ministrou o terceiro eixo com o tema “Identidade, Patrimônio e Memória”. No quarto eixo, foi discutida a temática “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”, com o coordenador da Câmara Técnica de Cultura do Território Médio Sudoeste, Eduardo Duarte. O quinto eixo abordou “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade”, com a pedagoga, Elizania Silva. O sexto eixo colocou em pauta “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”, com o coordenador da Câmara Técnica de Cultura do Território Médio Sudoeste, Valdeique Oliveira.
Após o debate, as propostas foram elaboradas, apresentadas e votadas. O evento finalizou com a eleição dos delegados que representarão Itambé na 6ª Conferencia Estadual de Cultura, que vai acontecer de 06 a 08 de dezembro.