Na manhã desta quinta-feira (06), a Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria Municipal de Administração e da Guarda Civil Municipal, realizou com sucesso o Fórum Municipal de Segurança Pública. A programação aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil.
O evento contou com a participação ativa de representantes das forças policiais, guardas municipais da sede e dos distritos, membros do poder público e da sociedade civil, além de especialistas em segurança pública, que, juntos, construíram um ambiente de referência para debater o fortalecimento da Segurança Pública Municipal. Além dos profissionais de segurança de Itambé, marcaram presença os municípios de Jequié, Camacan, Itororó, Encruzilhada e Itapetinga.
Entre as autoridades e palestrantes convidados estava o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Rucas; o vereador, Joeliton Cruz; o secretário de Administração, Paulo Robério; o comandante da Guarda Municipal de Itambé, João Carlos; o subcomandante da Guarda Municipal, Renildo Oliveira; o delegado da Polícia Civil, Dr. Marcio Alan; o presidente da Câmara de Itapetinga e GCM, João de Deus; o comandante da Guarda Civil de Itororó e Itapetinga, Marciano; a Guarda Civil de Encruzilhada, Fabíola; o inspetor de Camacã, Delmo; o diretor jurídico e GCM, Paulo Sérgio Farias; o Pastor André Meira; além de secretários municipais, coordenadores e Guarda Mirim.
As palestras abordaram diversos temas, entre os quais, “Guarda Municipal a Nova Polícia do Município, conforme a Lei Federal 13.022 de 2014”; “A Lei Federal 13.022 e o Porte Institucional de Arma de Fogo para Guarda Municipal”; “A Guarda Municipal e as Emendas parlamentares”; e “A Guarda Municipal e os Aspectos Jurídicos da PEC 57”.
O Fórum criou um espaço oportuno para troca de ideias e para formulação de estratégias práticas, buscando a promoção de um ambiente de colaboração. Na ocasião, ficou evidente o comprometimento das autoridades locais em adotar medidas inovadoras e ampliar o diálogo, buscando o fortalecimento da atuação dos órgãos de segurança, sobretudo, da Guarda Civil Municipal.