O prefeito de Itambé, José Cândido buscou na Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa), informações sobre a situação do município junto ao órgão, deixada pela gestão de Eduardo Gama. Para surpresa e perplexidade do prefeito, o levantamento revelou uma dívida milionária construída ao longo dos últimos quatro anos.
De acordo com a Certidão Positiva de Débito, emitida pela Embasa à prefeitura, nesta quinta-feira (28), Itambé tem uma dívida referente ao fornecimento constante de água e/ou saneamento sanitário ao município, no valor de R$ 1.334.266,07 (Um milhão, trezentos e trinta e quatro mil duzentos e sessenta e seis reais e sete centavos).
Ainda de acordo o documento, foi solicitado pela gestão anterior, no início de 2018, um parcelamento do débito, quando a dívida ainda era de R$ 797.999,09. Entretanto, o acordo não cumprido pelo prefeito, e o valor, somado ao acumulado de mais dois anos, no período entre os meses janeiro de 2018 a novembro de 2020 gerou a dívida milionária de mais de um milhão e trezentos mil.
Estarrecido, mas sem desanimar, o prefeito Candinho disse que vai buscar o diálogo com a Embasa para regularizar a situação do município junto ao órgão.