A prevenção à gravidez precoce foi o tema discutido em uma Roda de Conversa, transmitida pela Rádio Luz FM, na última quinta-feira (11), em Itambé. A iniciativa do debate partiu da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Proteção Social Especial (PSE), como ação alusiva à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência.
A programação contou com a participação de profissionais que atuam diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e na Rede Municipal de Saúde, entre eles, o coordenador da PSE, Francisco Lopes Júnior; a advogada, Dra. Monize Trancoso; a assistente social, Janice Borges; a enfermeira, Leidiane Alves; e a psicóloga Caíssa Contrin.
A entrevista teve como objetivo disseminar informações sobre as medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução dos casos de gravidez na adolescência no Município. A apresentação abordou, entre outros assuntos, os aspectos na legislação brasileira, a atuação do enfermeiro na gravidez precoce, os riscos para a saúde da adolescente, os aspectos psicológicos, as responsabilidades, os impactos sociais para a adolescente e a família, além da atenção e dos cuidados gerais à gravidez precoce.
Ainda no encontro, os técnicos alertaram para o alto índice de gravidez na adolescência apresentado no município e falaram também sobre as ações ofertadas na rede pública tanto para prevenir a gravidez, como é o caso do Programa de Planejamento Familiar disponível nas unidades básicas de saúde, como para o acompanhamento da gestante, através do atendimento pré-natal.
Conforme os técnicos do CREAS, muitas vezes, a gravidez precoce é fruto de abuso sexual cometido no âmbito familiar, daí a importância da participação da sociedade em relação às denúncias, que podem ser feitas através do canal Disque 100 (Disque Direitos Humanos). Além deste serviço, em caso de violação dos direitos da criança e do adolescente, a população também pode fazer denúncias junto ao Conselho Tutelar local, através do número (77) 9 9973-8494.
Ascom PMI