Foi aprovado na Sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (28/11/2016), o Projeto de Lei que denomina as ruas do mais novo bairro da cidade, Jardim Vitória. O Projeto foi idealizado pelo vereador Irineu Filho e enviado à Câmara pelo prefeito Ivan Fernandes, onde teve a aprovação por unanimidade dos Edis presentes.
São 24 ruas que, até então eram identificadas por numeração ou letras e, não tinham reconhecimento legal dos correios, Embasa, Coelba e demais serviços públicos, tornando um problema para os moradores. Com o projeto, os moradores poderão legalizar os serviços de água, Luz e telefone no bairro.
O projeto, que passará a valer após a sanção do prefeito Ivan Fernandes, homenageia pessoas itambeenses que faleceram, cujos suas passagens deixaram legados para a história de Itambé. Veja como ficaram as novas ruas:
Rua 01 passa a ser: Rua Antenor Vieira Santos
Rua 02 passa a ser: Rua Irineu Ferreira Neto
Rua 03 passa a ser: Rua Renildo da Conceição
Rua 04 passa a ser: Rua Antônio Dionísio
Rua 05 passa a ser: Rua Professora Eva Maria Aparecida A. Araújo Figueiredo
Rua 06 passa a ser: Rua Nena Maria Silva Cardoso
Rua 07 passa a ser: Rua Nair Pereira Santos
Rua A passa a ser: Rua Joseth Cardoso
Rua B passa a ser: Rua Pedrina Fernandes Silva
Rua C passa a ser: Rua Renato Marinho Spínola
Rua D passa a ser: Rua Professor Benito Soares Gusmão
Rua E passa a ser: Rua Alvino Rodrigues Batista
Rua F passa a ser: Rua Professora Cazilda Oliveira
Rua G passa a ser: Rua Bráulio Ferreira Oliveira
Rua H passa a ser: Rua Juvenal Bispo dos Santos
Rua I passa a ser: Rua Argemiro Bispo de Almeida
Rua J passa a ser: Rua Mário Moreira Gusmão
Rua L passa a ser: Rua Edvaldo Gusmão
Rua M passa a ser: Rua Felipe José dos Santos
Rua N passa a ser: Rua Euroclides Santos Silva
Rua O passa a ser: Rua Antônio Moreira
Rua P passa a ser: Rua Francisco Lopes
Rua Q passa a ser: Rua José Ribeiro
Rua K passa a ser: Rua Ademar Rodrigues Chaves
O Bairro Jardim vitória tem uma história de luta e sofrimento, pois foi formado através de uma invasão, iniciada em 2012, que gerou conflitos com a prefeitura, que na época ganhou na Justiça o direito a reintegração de posse, cumprida por meio de força policial e demolição de residências, realizada pela prefeitura.
Na época, o então vereador Irineu Filho liderava o movimento, que não desistiu do sonho coletivo de moradia para todos. Nova decisão judicial suspendeu a desocupação e, com a mudança de governo municipal, o atual prefeito, Ivan Fernandes retirou a ação movida pela prefeitura, que pedia a reintegração de posse e ainda se comprometeu a fazer a doação de terrenos aos moradores, para legalização do bairro, denominado Jardim Vitória.
O projeto de doação dos terrenos já está na Câmara Municipal para apreciação e aprovação dos vereadores, que irá acontecer nas próximas sessões.

4 Comentários
Parabéns pela iniciativa. Aliás, muitas das ruas de nossa Itambé deviam ter nomes de itambeenses que aqui viveram e fincaram raízes, produziram filhos e netos. Há ruas com nomes que nem nossos avós tiveram conhecimento da homenagem, tudo graças à politicagem da elite de antigamente; não é preciso citar nomes.
Bem lembrado o Sr. José Guilherme uma grande pessoa prestativa para com os itambeense , pergunto: cadê a rua Professora Diva Briga que por muitos anos prestou serviços na área de educação começando como professora e encerrando a carreira como vice. Como nessa rodada de negociacao ela nao foi lembrada esperamos que seja lembrada na outra.
Cadê a Rua José Guilherme de carvalho? Ele foi o mais importante servidor da justiça de Itambé! Sendo admirado por toda a população e de Desembargadores e juízes e Promotores de justiça. Durante 43 anos ele dedicou ao trabalho de toda a população de Itambé.
Cadê a Rua José Guilherme de Carvalho?ele foi um importante servidor da Justiça! Durante 40 anos dedicou a justiça de Itambé.
Comentários estão fechados.