Início Bahia Após dois dias, indígenas desocupam fazenda da família de Geddel em Itapetinga

Após dois dias, indígenas desocupam fazenda da família de Geddel em Itapetinga

Por Reginaldo Spínola

Os indígenas que ocupavam há dois dias uma fazenda que pertence à família do ex-ministro Geddel Vieira Lima, na cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, deixaram a propriedade, na manhã desta quarta-feira (27). Ninguém foi preso. As informações foram divulgadas ao G1 pela Polícia Militar.

Conforme a PM, os indígenas deixaram o local após negociação entre as lideranças do grupo e policiais militares. A saída foi pacífica, segundo a polícia. De acordo com a PM, durante os dois dias em que esteve na fazenda, o grupo matou um boi, mas não danificou a propriedade.

A Fazenda Esmeralda, localizada na zona rural de Itapetinga, estava ocupada desde o final da tarde da segunda-feira (25). O grupo expulsou os funcionários e tomou a propriedade. Os índios afirmam que a terra é sagrada e querem a demarcação da área.

No fim de setembro deste ano, a propriedade de Itapetinga já havia sido ocupada. No mesmo período, uma outra fazenda da família, localizada na cidade de Potiraguá, no sudoeste da Bahia, também foi ocupada. Indígenas e integrantes do Movimento Livre da Terra participaram da ação.

As propriedades foram desocupadas em 6 de outubro. Oficiais da Justiça cumpriram mandado de reintegração de posse, acompanhados de forças militares. Contudo, a reintegração também ocorreu de forma pacífica.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade